Ticker

6/recent/ticker-posts

Raquel Lyra entrega nova Central da Rede de Frio e amplia capacidade de armazenamento de vacinas


A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha. A obra recebeu investimento superior a R$ 6,1 milhões e ampliou em 100% a capacidade de armazenamento de imunizantes. A vice-governadora Priscila Krause participou da cerimônia.

Durante a entrega, Raquel Lyra afirmou que a nova estrutura substitui um espaço que apresentava problemas de conservação e destacou que a reforma permitirá maior capacidade para armazenar vacinas e fortalecer a cobertura vacinal em todo o Estado.

A obra incluiu a construção de uma nova câmara de resfriamento para conservação dos imunizantes, além da modernização das áreas administrativas e da adequação dos espaços operacionais da unidade, considerada o principal centro estadual de armazenamento e distribuição de vacinas.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede de imunização. Segundo ela, o Estado agora possui espaço suficiente para receber todas as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, além de contar com ambientes adequados para capacitação de profissionais e melhores condições de trabalho para as equipes.

A Central Estadual da Rede de Frio recebe os imunizantes encaminhados pelo Ministério da Saúde, realiza o armazenamento e, por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), distribui as vacinas às Gerências Regionais de Saúde (Geres), que fazem o repasse para todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, afirmou que a reforma trouxe melhorias na segurança e na qualidade do armazenamento dos insumos, atendendo às normas técnicas do Ministério da Saúde e reduzindo riscos que existiam na antiga estrutura.

A técnica de enfermagem Marielza Costa, que trabalha na unidade há 30 anos, disse que esta foi a primeira grande transformação estrutural realizada no local durante o período em que atua na Central.

A deputada estadual Socorro Pimentel também participou da entrega e destacou que a ampliação da unidade demonstra o investimento do Governo de Pernambuco na estrutura da saúde pública.

Também estiveram presentes os vereadores do Recife Ronaldo Lopes e Davi Muniz, além do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda.

 

Postar um comentário

0 Comentários