O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) teve oficializado, nesta sexta-feira (12), o pedido de licença por 180 dias da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa e tem efeito retroativo ao dia 9 de junho.
De acordo com o documento, o parlamentar apresentou atestado médico recomendando o afastamento das atividades legislativas por um período de seis meses.
Em razão dos problemas de saúde, Waldemar Borges também já havia informado que não será candidato à reeleição nas eleições de 2026. Nos últimos meses, o deputado reduziu sua participação nas atividades parlamentares, comparecendo apenas ocasionalmente às sessões da Alepe.
Esta é a segunda licença solicitada pelo parlamentar neste ano. A primeira teve duração de dois meses e foi encerrada nesta semana. Como o novo afastamento é superior a 120 dias, o Regimento Interno da Assembleia prevê a declaração de vacância temporária da cadeira e a convocação do primeiro suplente.
Com isso, o primeiro suplente do PSB, Cayo Albino, deverá retornar ao mandato na Assembleia Legislativa. Ele havia deixado a Casa após o retorno do deputado Eriberto Filho (PSB), dentro do prazo previsto pela legislação eleitoral.
A convocação de Cayo Albino será apreciada pelo plenário da Alepe na próxima segunda-feira (15). Após a aprovação, que deve ocorrer sem maiores dificuldades, o suplente poderá ser empossado e assumir oficialmente a vaga durante o período de licença de Waldemar Borges.

0 Comentários